A Standard & Poor’s Ratings Services disse hoje que os ratings atribuídos à Cosan S.A. Indústria e Comércio e à sua holding controladora Cosan Ltd., conjuntamente denominadas Cosan (BB/Estável/–), não são imediatamente afetados pelo anúncio de aquisição de 49% das ações controladoras da ALL – América Latina Logística S.A. (ALL: não avaliada pela S&P) por R$ 896 milhões em caixa. A aquisição está sujeita a uma série de condições, que ainda levarão algum tempo para serem atendidas.
Embora acreditemos que o desembolso de caixa a ser pago pela aquisição enfraquecerá a liquidez da Cosan e não esperamos benefícios operacionais imediatos, incorporamos em nossos ratings que o potencial benefício da joint-venture Raízen – assim que totalmente integrada – entre a Cosan e a Shell International Petroleum Co. Ltd., pode compensar a redução nas reservas de caixa da empresa. A Cosan se favorecerá dos dividendos provenientes da Raízen, que serão sua fonte de recursos mais importante. Além disso, a Cosan, excluindo a Raízen, não apresenta vencimentos de curto prazo elevados e seu investimento mais significativo – em sua subsidiária logística Rumo – será financiado com empréstimos de longo prazo a taxas de juros baixas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Cosan também se beneficiará da geração de caixa de suas outras subsidiárias, a qual vem aumentando gradativamente. Monitoraremos como o negócio vai evoluir e a estratégia da empresa para administrar seu caixa e obrigações. A transação está sujeita a aprovações por parte da autoridade antitruste brasileira e do órgão regulador do setor nacional de transportes, bem como dos acionistas controladores remanescentes da ALL. A Cosan também tem de aceitar os termos e condições da admissão no Acordo de Acionistas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar