A edição do Diário Oficial da União da última quarta-feira (22) trouxe um aviso de abertura do edital de licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), principal obra de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014.
Agora, a Secretaria da Copa em Mato Grosso (Secopa) vai receber propostas das empresas interessadas em executar o metrô de superfície, o que deve ocorrer até o mês de abril, quando está programada a abertura dos envelopes (10/04). O governo do estado espera que as obras comecem em maio.
A licitação será feita de acordo com o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), ou seja, a construtora vencedora será responsável por todos os estágios da obra e pela execução dos projetos básico e executivo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A empresa deverá ainda obter licenças ambientais e fornecer tecnologia e material rodante para implantação do sistema sobre trilhos.
A concorrência do VLT será do tipo técnica e preço. Espera-se que, por meio do RDC, o andamento das obras seja agilizado.
Segundo a Secopa, a partir da emissão da ordem de serviço, o VLT deverá ser construído em 24 meses. Assim, se o prazo (maio próximo) for respeitado, a principal obra de transporte público em Cuiabá para a Copa deverá estar pronta a aproximadamente um mês do evento.
A capital de Mato Grosso recebe seu primeiro jogo no Mundial no dia 13 de junho.
Características
Com extensão de 22 km, o metrô leve cuiabano terá dois itinerários (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), 33 estações de embarque e três terminais de integração. O modal custará ao todo R$ 1,2 bilhão e um dos empréstimos já foram liberados junto à Caixa Econômica Federal (saiba mais).
Seja o primeiro a comentar