A Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios – ADTrem assinou ontem, 20/03, o termo de cooperação com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos para participar do Plano Diretor de Trens Regionais do Estado de São Paulo, que será elaborado pela secretaria.
A ADTrem vai colaborar tecnicamente com o projeto, participando de estudos e pesquisas para o desenvolvimento e implantação de sistemas de trens rápidos de passageiros entre municípios e/ou entre regiões metropolitanas do Estado de São Paulo e seu entorno.
Clique aqui e confira o termo de cooperação assinado entre a ADTrem e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
A volta dos trens regionais
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, serão três expressos regionais em São Paulo, mas poderão vir a ser quatro, se o TAV (Trem de Alta Velocidade) não sair do papel.
O mais adiantado é o da ferrovia que ligará São Paulo a Jundiaí, que já tem o projeto funcional pronto. A viagem será feita em 25 minutos, sem nenhuma parada intermediária, a uma velocidade máxima de 180 km por hora.
Outros dois projetos (SP-Santos e SP-Sorocaba) estão aguardando a conclusão do projeto funcional. O governo paulista quer realizar uma grande PPP (Parceria Público-Privada) para operar todo o sistema.
Seja o primeiro a comentar