A América Latina Logística – ALL desenvolveu internamente um novo e exclusivo sistema de gerenciamento de cruzamentos e liberação dos trens com foco no planejamento da malha. Único no Brasil a realizar o licenciamento dos trens via gráfico, o sistema PX permitirá ganhos de 3% no tempo de trânsito nos principais corredores ao organizar os cruzamentos de trens de forma mais ágil, liberando as licenças por meio do planejamento em médio prazo da malha. A proposta é tornar a operação mais ágil, sem comprometer a segurança já conquistada.
Substituindo o antigo ATW que fazia o licenciamento dos cruzamentos dos trens em tempo real, o novo PX acrescenta à equação a dimensão tempo, que somado ao algoritmo desenvolvido internamente, permite a ferramenta avaliar não só a situação atual, mas a malha no futuro. O sistema diminui o tempo de paradas e otimiza o controle da malha, dando agilidade ao Centro de Controle Operacional (CCO) na liberação dos trens. O CCO ALL comanda mais de 4 mil cruzamentos de trem diariamente.
“O PX indica qual a ordem mais inteligente para a liberação dos trens, não só no momento atual, mas avaliando como a malha ficará nas próximas horas. Além da melhoria de tempo, a solução mecânica padroniza o processo básico”, explica Diego Rodrigo Neufert, gerente de Tecnologia da Informação da ALL.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com um investimento de R$ 1,5 milhão no desenvolvimento, implantação e trabalho de mais de um ano da equipe de TI e do CCO, a empresa desenvolveu internamente uma ferramenta com valor estimado em mais de R$ 50 milhões. A adesão atual ao sistema já está próxima de 100%.
“O PX oferece para o centro de controle da ALL tudo o que precisa em um único programa, o que otimiza a visualização e a coordenação do processo. Antes as licenças eram mais frequentes e o tempo de duração delas mais curto, pois tinha 40% do tempo para planejar os cruzamentos. Agora, consigo focar 100% do meu tempo no planejamento e programar os trens com horas de antecedência, possibilitando licenças mais longas,” explica Leandro Soares Cleto, controlador do CCO.
Para Carlos Oliveira, coordenador do CCO que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, com o PX haverá um alto ganho de performance. Atuando no setor há 28 anos e na ALL desde a sua criação em 1997, Oliveira considera um salto essa solução. “Antes da concessão, a liberação dos trens era feita de forma manual. Hoje, a ALL desenvolveu uma solução exclusiva na América do Sul que integra as tecnologias mais modernas de rádio e satélite, ajudando a controlar, medir a eficiência e trazendo segurança”, afirma.
Seja o primeiro a comentar