A AmstedMaxion está trabalhando na produção de protótipos de vagões modelo GDU, o AMAX Mine, para transporte de minérios com projeto revolucionário. A Engenharia Ferroviária da empresa trabalha vem trabalhando neste projeto nos últimos 10 meses. O protótipo deve ficar pronto na segunda quinzena de abril.
O novo vagão AMAX Mine está sendo fabricado com maior capacidade de carga, padronização dos componentes estruturais e sem retenção de minério no interior da caixa. Outro diferencial deste vagão é o sistema de frenagem no truque, com maior eficiência e rápida aplicação e alívio, já que dispensa o uso da timoneria convencional, retirando do vagão uma série de componentes como suportes, corrediças, alavancas, tirantes, etc. Apesar desta facilidade, caso o cliente opte por usar o sistema tradicional, o projeto também estará apto a receber sua montagem.
O AMAX Mine também possui aplicação de discos de desgaste em material não metálico para reduzir o atrito entre o prato de pião e o centro da travessa no truque, facilitando a inscrição nas fortes curvas horizontais das linhas e serras das ferrovias. Há ainda a possibilidade do controle de temperatura online através do Sistema de Sensores de temperatura IONX, uma novidade inclusive nas ferrovias norte-americanas, onde os dados de localização do vagão e de cada temperatura dos oito rolamentos são informados em tempo real por meio de transmissão via satélite.
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A nova caixa do vagão será montada com perfis tubulares de grande resistência estrutural, cabeceira melhor ancorada ao estrado e tubos longitudinais de consolidação, além de 11 montantes iguais em cada parede lateral, o que aumentará sua resistência quando da descarga nos viradores de vagão. O grande diferencial desta caixa é que sua estrutura é inteiramente cravada com huckbolts, que são elementos de fixação estrutural que dispensam solda, ou seja, uma solução que proporciona melhor eficiência na manutenção nas oficinas dos clientes.
O aumento de volume será obtido por meio de um bojo central de formato arredondado para evitar a retenção de minério, apoiado em travessas especiais. O projeto não prevê viga central contínua. Os acabamentos internos estão sendo produzidos com 300mm de raio, o que também contribuirá para evitar retenção de material no interior das caixas.
Para mais informações do novo vagão AMAX Mine acesse o site: www.amaxmine.com.br
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