O sistema Amapá da Anglo American é considerado um história de sucesso por Paulo Castellari Porchia, presidente da unidade de negócios de minério de ferro da empresa no Brasil.
Segundo informa o executivo, as minas no Amapá – que ficam na região de Pedra Branca do Amapari, em plena floresta Amazônica – produziram quase 5 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, com o volume exportado para Ásia, Oriente Médio e América do Norte.
O projeto – adquirido do empresário Eike Batista junto com o sistema Minas-Rio – tem mina, ferrovia e porto, empregando 650 pessoas diretamente. Segundo o executivo, quando o sistema foi comprado em 2008, a produção era de 500 mil toneladas por ano.
Ele adiantou que estuda a possibilidade de produzir 6,5 milhões de toneladas de minério ao ano no Amapá. A produção é escoada pela Estrada de Ferro Amapá até o Porto de Santana, à beira do Rio Amazonas.
A Anglo tem 70% do sistema Amapá, onde a mineradora americana Cleveland Cliffs é sócia no negócio, com participação de 30%.
Seja o primeiro a comentar