A Bombardier fechou um contrato de US$ 600 milhões com a Metropolitan Transportation Authority (MTA – Autoridade de Transporte Metropolitano) de Nova York para construir 300 novos carros de metrô.
A empresa conseguiu o contrato após derrotar a concorrência de um consórcio composto pela empresa francesa Alstom Transportation e a japonesa Kawasaki Heavy Industries.
Os carros serão construídos nas instalações da Bombardier em Plattsburgh, no estado de Nova York, e são parte do programa de investimento de capital de cinco anos da MTA, iniciado em 2010, que adicionará mais 340 carros de metrô a um custo de US$ 748 milhões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente e CEO da MTA, Joseph Lhota, disse: “Com esse pedido, beneficiaremos os passageiros de metrô da cidade de Nova York com uma infusão de novos equipamentos para a frota, além de abastecer o crescimento econômico do estado de Nova York, ajudar a manter os empregos atuais, criar novos e fortalecer os fabricantes de componentes e seus fornecedores”.
Com teste marcado para o fim de 2014, a entrega dos novos carros R-179 está marcada para 2016 e substituirão os carros de metrô mais antigos ainda em uso pela MTA.
Projetado para economizar energia, os carros de metrô R179 substituirão os carros da Linha C, que entraram em serviço pela primeira vez em 1964.
Os novos carros serão financiados pelo já assegurado fundo de US$ 306 milhões do Governo dos EUA e de futuros subsídios federais.
Os carros R179 terão interiores mais claros, sistemas de ar condicionado, anúncios de voz e sinalização de rota digitalizados, suspensão airbag e freios regenerativos que economizam energia.
A MTA acredita que a introdução dos carros R179 reduzirá os custos de manutenção em 40%, em comparação com os anteriores.
A Bombardier forneceu o primeiro equipamento à MTA e suas subsidiárias em um contrato feito em 1981, sendo que, em 1994, assinou um acordo para estabelecer uma nova fábrica para montagem de carros em Pittsburgh para a Metro-North e projetos de prospectos da MTA.
Desde 1994, a Bombardier expandiu sua fábrica em Plattsburgh duas vezes, transferiu as operações que antes eram realizadas fora do estado para Plattsburgh e construiu 3.000 carros e locomotivas para a cidade de Nova York e outros sistemas de transporte.
Seja o primeiro a comentar