Já está a caminho do Rio, vinda da China, a esperança de dias melhores para os usuários do metrô. No dia 27 de fevereiro, um navio saiu do Porto de Dailan com o primeiro dos 19 novos trens que prometem desafogar a Linha 2. A chegada está prevista para 10 de abril. Neste domingo, o GLOBO mostrou que, para driblar a superlotação, passageiros já estão apelando para um percurso na contramão de seus destinos finais.
A previsão da concessionária é que, em agosto, o novo trem já esteja em funcionamento. A capacidade é de 1.800 passageiros. Em setembro, outros dois entrarão em operação. Até março de 2013, todas as composições chegadas do Oriente já devem estar rodando na cidade.
Os 19 novos trens – com seis vagões cada – foram adquiridos por R$ 350 milhões. A potência do sistema de ar-condicionado é 33% maior do que a das atuais composições, o que promete garantir uma temperatura em torno de 23 graus, mesmo nos dias mais quentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No início do ano passado, o governador Sérgio Cabral ameaçou multar a concessionária Metrô Rio por atraso na chegada das novas composições. A empresa, no entanto, afirma que não houve descumprimento do contrato com o estado e que os trens “estão sendo fabricados dentro das mais modernas especificações técnicas, que demandaram quase um ano de estudos”.
Seja o primeiro a comentar