Editais aceleram a expansão do metrô BH

O governo mineiro lançou no último sábado os primeiros editais para as obras de modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte. A concorrência visa à contratação de empresas que irão realizar os serviços de sondagem e topografia, orçados em R$ 8,5 milhões.


O processo licitatório foi aberto pela Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas), vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os recursos para a realização dos serviços partirão do governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte, até a liberação da verba do governo federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a Metrominas está antecipando o trabalho de prospecção das áreas onde as obras serão realizadas, especialemnte a construção do primeiro trecho subterrâneo do metrô da capital, que ligará o bairro Lagoinha (região Noroeste) à Savassi, na região Centro-Sul, que contará com 4,5 quilômetros e cinco estações.


A entrega da documentação e da proposta de preços está marcada para 9 de maio, na Cidade Administrativa. A abertura dos envelopes, que marca o início dos processos licitatórios, ocorrerá no dia seguinte.


Além da linha 2, serão realizadas sondagens e topografia no trecho entre o Calafate, na região Oeste e no Barreiro. Esse trecho terá 10,5 quilômetros de extensão e contará com seis estações. Na linha 1 os serviços compreenderão a modernização do trecho entre as estações Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Vilarinho (Venda Nova). Além disso, a expansão de 1,7 quilômetro e a instalação de uma estação no bairro Novo Eldorado também passarão pelos estudos.


Betim – Apesar de ainda não estar no projeto anunciado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado, a expansão do trecho entre Contagem e Betim também terá os serviços de sondagem e topografia custeados pelo governo do Estado e prefeituras.


Segundo Melles, está sendo esperado o anúncio por parte do governo federal de como os recursos serão liberados para as obras previstas. Os investimentos necessários para a ampliação e modernização do Metrô são de R$ 3,05 bilhões. Mas, conforme ele, as estimativas são de que até o final deste ano os editais para a elaboração dos projetos executivos sejam publicados.


Do total a ser investido no projeto, a União participará com R$ 1 bilhão do PAC da Mobilidade e dará autorização de financiamento de aproximadamente R$ 750 milhões. Os recursos restantes, da ordem de R$ 1,3 bilhão, serão fornecidos pelo governo do Estado, as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e pela empresa a ser contratada, através de concorrência na modalidade parceria público-privada (PPP).


A expansão do metrô de Belo Horizonte é aguardada há décadas pela população. Atualmente, uma única linha está em operação, entre o Eldorado (Contagem) e Venda Nova (região Norte da Capital). O trecho tem 19 estações e 28 quilômetros de extensão. Com os aportes anunciados sexta-feira, a capacidade de transporte no modal ferroviário passará de 160 mil pessoas por dia para 860 mil passageiros diários.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0