A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) anunciou que oito consórcios (totalizando 16 empresas) se inscreveram para a pré-qualificação das obras da etapa prioritária do VLT, que inclui o trecho de 11 km que vai de Barreiros (São Vicente) ao Porto (Santos), além da extensão Conselheiro Nébias/Valongo. A sessão foi realizada nesta terça-feira, na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP em São Bernardo do Campo.
“Essa é uma etapa importante porque serão definidos quem realmente tem condições de participar das licitações, ganhando tempo. Até julho, teremos o edital de preço pronto para contratar o consórcio”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
Segundo ele, a EMTU está autorizada a promover uma concorrência para a compra de 22 trens para integrar a rede do VLT. Cada veículo deverá ter capacidade para até 400 passageiros. O investimento previsto para essa finalidade é R$ 270 milhões.
Já o terceiro ciclo para viabilizar o novo meio de transporte regional é a aquisição dos sistemas de sinalização e de alimentação de energia dos trens.
A concorrência deverá ser lançada no próximo mês. O gasto com tal serviço deve chegar a casa dos R$ 180 milhões.
“Se tudo der certo e não houver problemas na Justiça, a ideia é iniciar as obras do VLT em setembro e que o serviço esteja disponível à população no final do segundo semestre de 2014”, frisa o secretário de Desenvolvimento Metropolitano.
Os consórcios que se inscreveram são:
Expresso VLT Baixada Santista, composto pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A e Trail Infraestrutura Ltda.;
OAS/MPE – VLT Santos, composto pelas empresas Construtora OAS Ltda. E MPE – Montagens e Projetos Especiais S.A.;
Serveng Consbem – Santos, composto pelas empresas Serveng Civivlsan S.A – Empresas Associadas de Engenharia e Consbem Construções e Comércio Ltda.;
VLT Baixada, composto pelas empresas Construtora Gomes Lourenço Ltda. e Construtora Phegasus S.A.;
Constran – Tiisa – VLT, composto pelas empresas Constran S.A. – Construções e Comércio e Tiisa – Triunfo Iesa Infraestrutura S.A.;
VLT Metropolitano, composto pelas empresas Construtora Ferreira Guedes S.A e Galvão Engenharia S.A.;
Mendes Júnior – Construcap, composto pelas empresas Mendes Junior Trading e Engenharia S.A. e Construcap – CCPS Engenharia e Comércio;
VLT Baixada, composto pelas empresas Construtora Andrade Gutierrez e Odebrecht Serviços de Engeharia Ed Construção S.A.
Seja o primeiro a comentar