A América Latina Logística realizou na última quinta-feira (26.04) o primeiro carregamento teste de embarque no Terminal Rodoferroviário no município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá). Na ocasião, foram carregados dois vagões, visando fazer testes e ajustes junto aos equipamentos para que a terceira estação ferroviária entre definitivamente em operação. A previsão oficial de inauguração do terminal é o final deste mês de maio.
Ainda em carregamento teste, os equipamentos voltaram a operar na sexta-feira (27.04) para o embarque de 77 vagões com soja em direção ao Porto de Santos (SP), e nesta quarta-feira (02.05), com outra composição de 83 vagões, o que equivale, somente nesta última, a 160 caminhões graneleiros. Antes dos carregamentos, os técnicos fazem vistorias rotineiras nos vagões. Os armazéns estão cheios. O sinal é feito de uma sala de controle totalmente computadorizada e os equipamentos entram em funcionamento. As 11 bicas baixam simultaneamente e o grande fluxo de grãos de soja preenche os vagões.
As operações do sistema de carregamento, mesmo que em fase de testes, estão sendo um marco para o município de Itiquira. O terminal irá atender produtores locais, bem como absorver a produção da região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul. O empreendimento fica a 14 km da área central da cidade. O complexo deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas/ano de grãos e será mais um aporte de descarga e transporte das commodities agrícolas pelo modal ferroviário para o Porto de Santos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O acesso ao terminal é feito pela MT-299. O terminal irá atender produtores da região Sul de Mato Grosso e Norte de Mato Grosso do Sul. Sua capacidade estática é de 100 mil toneladas/dia. O terminal tem aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares. A obra irá gerar 210 empregos, abrangendo a manutenção da via férrea, funcionamento do terminal, operadores e maquinistas.
Seja o primeiro a comentar