A GE Transportation assinou contrato com a TransMashDiesel e a JSC National Company Kazakhstan Temir Zholy (KTZ), empresa ferroviária do Cazaquistão, para construir fábrica de motores a diesel no valor de US$ 90 milhões em Astana, no Cazaquistão.
Pelo acordo, as empresas também planejam estabelecer uma empresa de joint venture (JV) para fabricar anualmente 400 motores ferroviários a diesel da série Evolution na nova fábrica, que terá 9.000 m².
Os motores também serão usados nos setores de energia estacionária e naval na Rússia, no Cazaquistão, e em outros países da região da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
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Na nova fábrica, a joint venture tem a intenção de produzir, vender, fazer manutenção e fornecer peças sobressalentes para os motores a diesel da série Evolution.
A nova fábrica deverá operar até o fim de 2013, enquanto espera-se que os primeiros motores a diesel saiam da linha de montagem até o início de 2014.
O presidente da GE Transportation, Lorenzo Simonelli, disse: “Estamos ansiosos para promover o crescimento sustentável de infraestrutura nos setores ferroviário, naval e de energia estacionária em toda a região da CEI”.
A empresa também espera um volume de produção adicional em sua fábrica na Pensilvânia, nos Estados Unidos, que fornecerá os kits de motor para a nova instalação. A GE também tem uma fábrica de locomotivas em Contagem, no estado de Minas Gerais, no Brasil, e uma parceria na China para venda de kits para um fabricante de locomotivas.
A GE investiu US$ 400 milhões em oito anos na locomotiva elétrica a diesel da série Evolution, equipada com um motor a diesel de 12 cilindros, que produz os mesmos 4.400 HP que o seu antecessor de 16 cilindros.
A JSC Lokomotiv Kurastyru Zauyty (LKZ), uma subsidiária da KTZ, atualmente opera em Astana, na fábrica de montagem de locomotivas de 42.700 m², capaz de fabricar 100 locomotivas da série Evolution por ano.
Em 2012, a KTZ planeja comprar 70 Locomotivas da GE e também 64 locomotivas de manobra.
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