Quatro consórcios disputam o VLT de Cuiabá

Quatro consórcios apresentaram propostas nesta terça-feira (16/05) para a implantação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso.  Os consórcios são “VLT Cuiabá” (CR Almeida/Santa Bárbara Construções/ CAF Brasil/Magna Engenharia/Astep Engenharia); “Consórcio Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”; “Consórcio Tranvia Cuiabá” (S/A Paulista Construções e Comércio/T´Trans/ Isolux Projetos e Instalações /Corsàn-Corviam Construcciòn/ Isolux Ingenierìa/Vossloh España/ Vossloh Kiepe/Vetec Engenharia); e “Expresso Verde”(Engeglobal Construções/China National Machinery Import & Export Corporation – CMC/Construtora RV/Convap/ Três Irmãos Engenharia/Ecoplan).


A licitação é nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.  A escolha do vencedor será de acordo a pontuação final obtida – a proposta técnica tem peso de 60% e a de preço 40%.


O menor preço foi oferecido pelo consórcio “VLT Cuiabá”, no valor de 1,477 bilhão. O consórcio “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom” propôs R$ 1,547 bilhão, seguido pelo consórcio “Tranvia Cuiabá”, com R$ 1,596 bilhão. O maior valor foi proposto pelo consórcio “Expresso Verde”, R$ 1,850 bilhão.


Após o anúncio dos concorrentes, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, declarou que “as propostas ficaram um pouco acima do esperado, mas o processo licitatório segue em andamento, considerando também as propostas técnicas das empresas”. A expectativa era receber propostas em torno de R$ 1,2 bilhão e o menor valor apresentado, pela CAF, está R$ 200 milhões acima.


A próxima etapa será a avaliação das propostas técnicas. O resultado deve ser anunciado no dia 25 de maio.


Com dois trechos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o VLT será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.


Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Já o trecho Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

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