SP lança edital para compra de VLTs da Baixada Santista

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lançou nesta quinta-feira (31/05) o edital para a compra dos 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para o projeto do VLT da Baixada Santista, que ligará o Terminal Barreiros em São Vicente, ao Valongo, em Santos. O trecho de 15 km corresponde à primeira fase do SIM (Sistema Integrado Metropolitano).


A licitação, do tipo menor preço, é internacional e deve ser concluída em julho. Em setembro, será assinado o contrato com a empresa vencedora. O primeiro veículo deverá ser entregue em um prazo de 18 meses a partir da assinatura (março de 2014) e a entrega de todos os trens está prevista para dezembro de 2014. O custo total aproximado dos VLTs é de R$ 284 milhões.
As propostas deverão ser entregues no dia 05 de julho, das 10h às 10h30, no Auditório do CECOM da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo.


O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado. Clique aqui para ver o edital na íntegra.


Esta primeira fase do projeto deve atender cerca 70 mil passageiros/dia útil. O VLT será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais. O projeto inclui obras de infraestrutura como terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias. O investimento total previsto é de R$ 855 milhões.


Desde fevereiro deste ano, o Consórcio Projeto VLT está elaborando o projeto executivo do trecho ligando o terminal Barreiros ao Porto (11km), previsto para ser concluído em agosto de 2012. Já o Consórcio Projetos SIM RMBS elabora o projeto básico e executivo dos outros trechos do VLT: Conselheiro Nébias/Valongo (4 km), Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá – 7,4 km e Cons. Nébias/Ponta da Praia – 4,4 km, e Projeto Funcional da ligação Samaritá/Terminal Tatico – 7km. O prazo de conclusão é setembro de 2012.


Em abril, foi retomado o processo de licitação com a entrega da documentação técnica e de habilitação para a pré- qualificação das empresas interessadas em participar da licitação pública para a execução das obras do trecho prioritário São Vicente (Barreiros) – Santos (Porto) e a extensão Conselheiro Nébias a Valongo, em Santos. Oito consórcios entregaram a documentação que está em análise.


Está previsto para o mês de julho a publicação do edital das obras do primeiro trecho. O vencedor desta etapa deve ser conhecido em agosto. O edital de compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de tráfego e bloqueios (catracas e guichês) deve ser publicado no final de junho e o custo estimado é de R$ 171 milhões.


Atualmente, o Brasil conta com VLTs em operação no Cariri, no Ceará, e em Maceió (AL). Os VLTs foram fabricados pela brasileira Bom Sinal, que também está fornecendo veículos para Macaé (RJ), Fortaleza (CE), Arapiraca (AL), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Recife (PE).


Na semana passada, a espanhola CAF foi anunciada como a vencedora do fornecimento dos VLTs para Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso.

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