A Assembleia Legislativa aprovou na noite de ontem, por acordo de lideranças, projeto de lei que autoriza o governo do Estado a contrair empréstimo de mais R$ 831 milhões para o Metrô Leve do Grande ABC, que ligará o bairro Alvarenga (São Bernardo) à Estação Tamanduateí (na Capital).
O aporte, somado aos R$ 445 milhões liberados em fevereiro, totaliza R$ 1.276 bilhão de investimento do Palácio dos Bandeirantes no monotrilho da região. O dinheiro será angariado por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.
A Linha 18-Bronze, como é conhecido o monotrilho que passará por São Bernardo, Santo André e São Caetano, ainda terá recursos do PAC Mobilidade, do governo federal, de R$ 400 milhões. Para chegar aos R$ 4 bilhões previstos na obra, será feita PPP (Parceria Público-Privada), a ser planejada pelo governo estadual.
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“Boa notícia para o Grande ABC: trata-se de um dos maiores investimentos do Estado na área de transporte público”, salientou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), por telefone, minutos após a aprovação do projeto no Parlamento paulista.
“Essa verba mostra que o Grande ABC é prioridade para o Estado. Tive envolvimento pessoal nesse projeto, que a cada etapa deixa de ser sonho para virar realidade”, discorreu o deputado Orlando Morando (PSDB), relator da primeira propositura, que autorizou contratação de crédito de R$ 445 milhões.
O projeto funcional está concluído, faltando os estudos técnicos para viabilizar a obra. Ao todo, 12 empresas e consórcios participam da proposta de modelagem da PPP. Elas têm até dia 16 para entregar suas avaliações. Esse chamamento público é o primeiro passo para a licitação que vai escolher a companhia responsável pela construção da linha. As intervenções devem ter início no ano que vem e o primeiro trecho, que vai da Estação Tamanduateí até a região central de São Bernardo, deve estar pronto até 2015.
Mais verba - O projeto aprovado ontem pelos deputados autoriza o Estado a tomar empréstimo total de R$ 7,4 bilhões de instituições financeiras nacionais e internacionais. Além da linha 18-Bronze, foram beneficiadas a Linha 15-Branca (R$ 1,5 bilhão), Programa de Modernização de Hidrovias (R$ 307 milhões), Programa de Investimento Rodoviário (US$ 1,4 bilhão), e a Linha 13-Jade da CPTM, em Guarulhos (500 milhões de euros).
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