Nesta quarta-feira (20/06) foi realizado o segundo dia do 31º Seminário de Logística, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (AMB), o evento que acontece até sexta-feira (22/06) reuniu especialistas de transporte e logística de várias empresas, como Usiminas e ArcelorMittal Tubarão.
A programação contou, ainda, com painel “Marco Regulatório das Ferrovias e Novo Teto Tarifário”, coordenado pelo presidente da empresa Tora Transportes, Valter Luis de Souza. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Eduardo Parente, presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transportes de Carga (ANUT), Luiz Henrique Baldez, e superintendente de Serviços de Transporte de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboru Ofugi, discutiram o atual cenário das ferrovias brasileiras.
A proposta para os novos tetos tarifários para as operadoras foi a questão mais esperada durante o evento. De acordo com o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Noboru Ofugi, este é um assunto que está em revisão. “A previsão é que os novos tetos tarifários sejam anunciados até julho deste ano e deverá ter uma resolução específica para isso”, explica Ofugi.
Já para o presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transportes de Carga (ANUT), Luiz Henrique Baldez, a revisão dos tetos tarifários nunca foi feita, desde a privatização das ferrovias, em 1997. “Este é um processo que precisa ser feito a cada cinco anos”, comenta Baldez. Na opinião dele, o transporte brasileiro é ineficiente e quem paga por isso é o usuário.
Quanto ao Marco Regulatório, instituído há um ano com a finalidade de melhorar o transporte ferroviário, os especialistas afirmaram que a medida propiciou relação mais equilibrada com as concessionárias.
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