A Bombardier assinou nesta quinta-feira (12/07) um acordo de cooperação com o fabricante de material ferroviário UralVagonZavod (UVZ) para o desenvolvimento e venda conjunta de metrôs e VLTs na Rússia. A cerimônia de assinatura aconteceu em na cidade de Yekaterinburg e contou com a participação do primeiro ministro russo, Dmitry Medvedev; o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov; o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin; o diretor-presidente da UVZ, Oleg Sienko; e o presidente da Bombardier Transportation, André Navarri.
O acordo visa ampliar a capacidade de transporte do país, atendendo as necessidades de operadoras como o Metrô de Moscou e preparando a Rússia para a Copa do Mundo de 2018.
De acordo com o diretor de comunicação da Bombardier, Luis Ramos, o acordo prevê que as duas empresas fabriquem juntas trens de metrô na Rússia e que a UVZ fabrique os VLTs da Bombardier, sob licença, apenas para operadores russos.
No Brasil, um dos principais contratos da Bombardier é o de fornecimento de monotrilhos para a extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Para atender a demanda, a empresa inaugurou em abril uma fábrica de monotrilhos, localizada em Hortolândia, interior do estado. O investimento na planta foi orçado em R$ 15 milhões.
Seja o primeiro a comentar