A companhia do Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira (18) o aviso de licitação para a formulação dos projetos funcionais das linhas 20-Rosa, prevista para ligar os bairros da Lapa e Moema, e também a da extensão da linha 2-Verde até as proximidades da Rua Cerro Corá, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Trata-se do primeiro passo efetivo para a construção destas linhas, mas ainda serão necessários ainda os projetos básico e executivo.
A linha rosa deverá passar pela Avenida Brigadeiro Faria Lima e ter 13 estações em 12,3 quilômetros. Em abril, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a linha será construída em parceria com o Banco Mundial. A consultoria para a nova linha e outras três obras vai custar R$ 3 milhões, segundo anunciou Alckmin.
Já a Linha 2-Verde receberá seu tramo de ampliação na ponta que hoje termina na Avenida Heitor Penteado, na Vila Madalena. Na outra ponta, que hoje termina na Vila Prudente, o Estado realiza a construção de um monotrilho que chegará até a região de São Mateus. Na Estação Oratório, fará conexão ainda com outra linha prevista, a 15-Branca.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Procurado pelo G1, o Metrô não informou os trajetos estimados para essas duas linhas, custos estimados e prazos. A licitação é concorrência internacional do tipo técnica e preço. Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário.
Seja o primeiro a comentar