O Departamento de Transporte do Reino Unido (DFT) assinou um contrato de US$ 7,05 bilhões com a Agility Trains para a construção de 596 carros ferroviários em uma nova fábrica de trens na região nordeste da Inglaterra, como parte do Intercity Express Programme (IEP).
A Agility Trains, um consórcio entre as empresas Hitachi e John Laing, irá fabricar e manter os trens de acordo com o projeto IEP, que visa substituir os trens Intercity 125 do Reino Unido por novos trens modernos com maior capacidade.
A Hitachi irá construir uma nova unidade de fabricação e montagem de material rodante em Newton Aycliffe, no condado de Durham, onde irá montar uma frota de 92 trens completos.
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A construção da unidade de Newton Aycliffe está prevista para ser iniciada em 2013 e, quando estiver totalmente operacional em 2015, a expectativa é que ela produza até 35 veículos por mês.
A Hitachi irá localizar suas atividades europeias de pesquisa e desenvolvimento ferroviário no local, o que, segundo a empresa, vai ajudar a fábrica a ganhar contratos ferroviários em toda a Europa.
A empresa também irá construir pátios de manutenção em Bristol, Swansea, no Oeste de Londres e em Doncaster, além de atualizar os pátios existentes no Reino Unido.
Os primeiros trens IEP devem entrar em serviço na Great Western Main Line em 2017, e na East Coast Main Line até 2018.
O negócio também prevê o fornecimento de assistência técnica e a manutenção dos carros ferroviários por parte da Hitachi, que farão seu percurso na East Coast Main Line e na Great Western Main Line.
O novo material rodante incluirá trens elétricos e com dois modos, com capacidade aumentada em comparação à frota atual, e irá oferecer a possibilidade de serviços mais frequentes para os passageiros do Reino Unido.
Com uma redução no peso por assento, quando comparado aos trens atualmente em execução na linha, a nova frota de trens vai usar menos energia para oferecer melhores tempos de viagem.
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