Tomou posse nesta sexta (3/8), o novo superintendente da CBTU Belo Horizonte, Nilson Tadeu Ramos Nunes, Ph.D em Engenharia de Transportes pela Universidade de LEEDS – Inglaterra e mestre na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença dos gerentes regionais do CBTU Belo Horizonte e foi conduzida pelo ex-superintendente José Dória, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2011.
Funcionário de carreira da Universidade Federal de Minas Gerais, há mais de 15 anos, Nilson Ramos é professor adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e professor colaborador do Mestrado em Patrimônio da Escola de Arquitetura da UFMG. É coordenador do Grupo de Mobilidade e Transportes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da UFMG. É Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia – ETG da Escola de Engenharia da UFMG e Coordenador do Convênio estabelecido entre a EEUFMG e a Fundação Lógyca de Bogotá – Colômbia, com a participação do Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT, para a implantação do Centro de Inovação em Logística de Minas Gerais.
Durante a reunião, Nilson Ramos destacou que tem um relacionamento antigo com a CBTU, em razão de seu envolvimento com a área de transportes públicos, que já dura 30 anos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo Nilson Ramos, a mobilidade é problema no mundo inteiro e, particularmente, no Brasil, já que o país fez opção pelo modo simplesmente rodoviarista.
Carreira profissional
Nilson Ramos iniciou sua carreira, em 1975, na então Comissão Nacional de Políticas Urbanas e Região Metropolitana, vinculada à Presidência da República. Em 1977, passou a integrar o quadro da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), vinculada ao Ministério dos Transportes, empresa na qual coordenou diversos trabalhos relacionados ao sistema nacional de transportes, incluindo os estudos preliminares dos Trens Metropolitanos de Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, dentro do Programa BIRD II (1979). Realizou estudos para implantação de empresas metropolitanas de transporte público com a canadense Urban Transportation Development Corporation (UTDC), durante o Programa BIRD I (1979) e chefiou as divisões de Sistemas de Automação (1987 a 1989) e de Desenvolvimento Tecnológico da EBTU (1989 a 1990).
Em 1996, ingressou na UFMG e, em 1998, assumiu a vice-chefia da Escola de Geotecnia. Em 2006, retornou à Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e, no ano seguinte, foi indicado coordenador do convênio entre esta Escola e a Fundação Lógyca da Colômbia, com o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) para o desenvolvimento de uma rede Latinoamericana de Inovação Tecnológica em Logística. Em 2009, assumiu a chefia do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, onde permaneceu até a data atual.
Pesquisa
As principais linhas de pesquisa do professor Nilson Ramos envolvem o planejamento de sistemas de transporte e de modelos de tarifação, temas sobre os quais apresentou diferentes trabalhos, no Brasil e no exterior. Participa sistematicamente de atividades do Centro de Inovação em Logística de Minas Gerais, dedicando-se à modelagem de Programas de Desenvolvimento Estratégico de Municípios, com ênfase no desenvolvimento urbano sustentável. Coordenou diferentes Planos Diretores Municipais Participativos e atua como Consultor de Organismos da Administração Pública para o Desenvolvimento e Racionalização de Sistemas de Transporte de Passageiros Regional e Urbano.
Seja o primeiro a comentar