A classificação de vias e de vagões serão temas de apresentações do 2º Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, que será realizado nos dias 07 e 08 de agosto, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. O evento tem como objetivo de debater e propor normas técnicas para a fabricação de material ferroviário e para as operações metroferroviárias.
O debate sobre vias ferroviárias será no primeiro dia do encontro e abordará a classificação em função do uso, velocidade e restrições. A atual classificação brasileira de vias ferroviárias define um trecho ferroviário apenas como linha tronco, subsidiária, principal e secundária, estando defasada dos padrões internacionais. E torna-se necessária a elaboração de uma norma técnica que estabeleça essa organização.
Já a apresentação sobre classificação e identificação de vagões será na quarta-feira (08/08). O tema tem como objetivo atualizar os sistemas de numeração e identificação de vagões, com o grande desafio de não invalidar o sistema existente, para não incompatibilizar os atuais sistemas de informação, existentes tanto na área governamental responsável pelos bens arrendados, como nas concessionárias. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem normas que tratam do assunto (NB 5l9 e NBR 11691) que estão obsoletas, já as faixas de numeração atribuídas a algumas concessionárias já não comportam as quantidades de vagões adquiridos e estão surgindo vagões com novas capacidades de carga por eixo, diferentes das especificadas nas citadas normas.
Ao todo, 15 trabalhos foram inscritos no evento. A programação completa do 2º Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária está disponível no link www.revistaferroviaria.com.br/encontro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O evento é promovido pela Revista Ferroviária, Simefre e Comitê Metroferroviário (CB06) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Seja o primeiro a comentar