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As novas locomotivas de cremalheira que a MRS Logística comprou da Stadler devem chegar no porto de Santos no dia 08 de setembro. As duas primeiras locomotivas foram embarcadas em Basel, na Suíça, no dia 27 de julho. O navio Argau transportou as máquinas até o porto de Antuérpia, na Bélgica, e nesta sexta-feira (03/08) as locomotivas devem ser embarcadas rumo ao Brasil no navio BBC Ontario. Mais duas locomotivas chegam em dezembro e as últimas três em março de 2013.
As sete novas locomotivas irão substituir as em operação, fabricadas pela Hitachi na década de 70. Elas custaram cerca de R$ 130 milhões e serão usadas na cremalheira da Serra do Mar, que liga o Planalto Paulista a Baixada Santista. Com as novas máquinas, a capacidade da cremalheira aumentará dos atuais 7 milhões de toneladas úteis por ano para 24 MTU/ano, por sentido.
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A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
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