Plano de ferrovias deve reduzir em 30% preço do frete

O governo federal espera uma queda de pelo menos 30% no preço médio do frete cobrado no país com o novo modelo de expansão de 10 mil quilômetros da malha ferroviária. Essa redução diminuirá o custo Brasil e reforçará o potencial das exportações brasileiras, segundo José Eduardo Castello Branco, presidente da Valec, estatal que vai gerir essas linhas. Em alguns trajetos, a maior extensão dos trilos também estimularia a pressão por menores custos no transporte rodoviário, graças à concorrência.


Segundo ele, um exportador de soja de Mato Grosso hoje paga cerca de US$ 100 para transportar uma tonelada do produto até o porto de Santos. Na visão do governo, esses valores são muito altos e devem cair com a quebra do monopólio no uso das ferrovias.


A expansão das ferrovias ainda reduziria o valor geral dos transportes nacionais à medida que pode “roubar” carga das rodovias. Segundo Castello Branco, principalmente em linhas onde a demanda atual não parece significativa, como Belo Horizonte/Salvador ou São Paulo/Mafra/Rio Grande, a Valec poderá fornecer via leasing vagões do estilo piggyback. Esses vagões recebem a carroceria de um caminhão e levam a carga via trem até outra localidade, onde a carroceria é conectada a outro caminhão, que a levará até o destino final. Esse modelo poderia aliviar parte da carga que circula pela rodovia Régis Bittencourt, por exemplo, no trajeto entre São Paulo e o Rio Grande do Sul.


Pelo projeto apresentado na quarta-feira pela presidente Dilma Roussef, o governo federal vai conceder por até 25 anos as ferrovias a uma empresa responsável por construí-las e mantê-las. Trata-se, na prática, de uma Parceria-Público-Privada (PPP). O governo, via Valec, vai comprar a totalidade da capacidade da ferrovia,  para, posteriormente, repassar ao mercado de transporte. Mesmo que não haja demanda, o Tesouro Nacional concordou em pagar pela capacidade comprada pela Valec que não for usada:


– no primeiro momento, não haverá um universo de operadoras suficiente para remunerar os mantenedores, por isso há necessidade desse subsídio, que à frente poderá ser devolvido.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*