O diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal responsável pelas obras de infraestrutura do Ministério dos Transportes (MT), Bernardo Figueiredo, confirmou hoje (9) que os leilões para o trem de alta velocidade (TAV ou trem-bala) terão início em 2013, com contratação até o final de 2014.
O governo está fechando a audiência pública e modelando o edital, enquanto consulta potenciais investidores – Figueiredo identificou ao menos seis grupos internacionais que demonstraram interesses e condições e estão em diálogo com o MT. A rodada de contribuições se estenderá até novembro e o cronograma da pasta é que se licite em maio de 2013 a operação e a tecnologia empregadas no meio de transporte.
Atualmente a EPL realiza contratação dos estudos de engenharia, que vão definir os valores da obra. Há ainda a expectativa de contratação completa até 2014 e entrega em 2018, com financiamento pelo Tesouro Nacional, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar