ALL espera crescer 14% em volume agrícola em 2013

 A companhia especializada em concessões de ferrovias América Latina Logística (ALL) informou hoje esperar para o próximo ano um crescimento de dois dígitos na movimentação de commodities agrícolas, que gera quase 80% da receita líquida da companhia nas ferrovias brasileiras.


Segundo o diretor financeiro e de relações com o investidor da ALL, Rodrigo Campos, a operação do novo terminal em Rondonópolis, prevista para iniciar no começo do ano que vem, vai ser responsável por um salto de volume.


Campos citou as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a produção agrícola de 2013, que apontam um crescimento de 14% (contra 2012) na safra total na região de mercado da ALL.


Nos resultados registrados neste ano, o volume de commodities agrícolas transportadas pela ALL foi de 23,1 milhões de toneladas por quilômetro útil nos primeiros nove meses, o que representa um crescimento de 8,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.


Já na área industrial, que vem registrando fortes quedas de movimentação neste ano, o executivo também acredita que haverá crescimento. Ele destaca, dentre os motivadores dessa expansão, a operação para a fabricante de papel e celulose Eldorado, que será iniciada até o fim do ano. Acredito que vamos voltar ao crescimento [no segmento industrial] no ano que vem, disse, sem citar números.


A previsão é otimista quando observados os resultados já registrados neste ano no segmento industrial. O volume caiu 4,9% no terceiro trimestre, em relação a um ano antes, e teve queda de 6,7% no acumulado dos primeiros nove meses (também na comparação anual).


Novas ferrovias


A empresa reafirmou o interesse em participar do processo de licitação de novas ferrovias. O pacote de concessões anunciado pelo governo em agosto deve atrair aproximadamente R$ 90 bilhões em investimentos para o setor nos próximos anos.


A intenção do governo é licitar 12 trechos em duas fases. Primeiro, uma concessionária investiria na construção da ferrovia – sendo posteriormente paga pelo governo. Em um segundo momento, o governo venderia cotas de movimentação no mesmo trecho a diferentes operadores.


Campos disse que a companhia vê como oportunidade participar da segunda etapa de licitação, como operadora. No entanto, não descartou também a possibilidade de disputar a primeira fase de concessão, como investidora.


Devolução de trechos


A companhia mantém o silêncio sobre uma eventual devolução de trechos à União. Uma das linhas férreas da companhia foi incluída no pacote de concessões do governo federal, que pretende reaver trechos e relicitá-los sob um novo modelo.


Questionado por jornalistas sobre o assunto, o executivo disse que a companhia não está comentando “assuntos regulatórios”.


Há alguns meses, outro executivo da ALL chegou a dizer que poderia cogitar uma devolução de trecho caso haja ressarcimento por parte da União aos investimentos feitos nos ativos.

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