Projeto desenha a capital paulista ideal para daqui a 28 anos
Pela proposta, o pedágio urbano seria implantado em 2025, quando o centro expandido terá 1,5 km de linhas de metrô e corredores de ônibus por km².
Mas o pedágio não seria uma obrigação. A proposta é que os moradores sejam consultados sobre o assunto, por meio, por exemplo, de um plebiscito ou de pesquisas –a forma não está estabelecida.
Só aumentar a rede de transporte não faz com que a pessoa vá para o transporte público. Quando você tiver uma rede com bastante densidade, a cidade pode decidir se é o caso de implantar esse tipo de incentivo, diz Miguel Bucalem, secretário de Desenvolvimento Urbano e coordenador do SP 2040.
A ideia, afirma, é reduzir os deslocamentos em carros e aumentar o uso do transporte coletivo, reduzindo assim os congestionamentos.
Já a incineração de lixo tem como objetivo acabar com o volume de resíduo acumulado nos aterros sanitários.
A meta é reciclar o que for possível, fazer compostagem do resíduo orgânico e o restante, queimar para gerar energia, disse Bucalem.
Ele sabe que a incineração é polêmica –ambientalistas são contrários por causa dos impactos ao ambiente–, mas afirma que os técnicos da USP chegaram à conclusão de que há tecnologia disponível que elimina os riscos.
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