A Trensurb recebeu dois conjuntos de motores propulsores (GMPs) da linha do Aeromóvel de Porto Alegre, que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo a Trensurb, o GMP é composto de um motor elétrico e de um ventilador centrífugo industrial de alta rotação, responsáveis pelo movimento dos veículos do Aeromovel, através do deslocamento do ar.
Os conjuntos serão instalados no térreo de cada um dos terminais. A instalação deve ser concluída até o final da próxima semana. Os motores propulsores foram fabricados pela Somax Tecnologia Acústica, do Rio de Janeiro, e o motor elétrico pela Voges, de Caxias do Sul. Todas as peças utilizadas na constituição do Aeromovel são de fabricação nacional.
O Aeromóvel é uma tecnologia do Grupo Coester que utiliza propulsão pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os dois veículos que serão utilizados na linha de 998 metros estão sendo fabricados pela T´Trans. O primeiro já está pronto.
Seja o primeiro a comentar