A América Latina Logística (ALL) está fazendo uma aposta no aumento da importação de combustíveis. A empresa fechou uma parceria com a Cattalini Terminais Marítimos para a construção de um novo acesso ferroviário no Porto de Paranaguá voltado ao transporte de diesel e gasolina. As obras começarão está semana e a estrutura deverá ficar pronta em março.
O projeto, orçado em R$ 10 milhões, é inédito no país e será usado para abastecer Curitiba, o interior do Paraná e de São Paulo. Enxergamos problemas sérios de abastecimento de combustíveis, diz Luís Gustavo Vitti, gerente de negócios líquidos da ALL. Na opinião dele, o Brasil vai precisar de mais alternativas para recebimento de combustíveis e o transporte por ferrovias é mais barato que por caminhões e menos poluente.
A ALL e a Cattalini já operam juntas em exportação de álcool. Agora vão fazer a operação contrária. Hoje, o diesel e a gasolina que chegam a Paranaguá são transportados por rodovias. Pelo Paraná devem chegar em 2012 340 milhões de litros, ou 10% do total trazido ao país. No ano passado foram 160 milhões de litros no Estado.
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Vitti planeja movimentar 30 milhões de litros por mês pelo terminal paranaense, mas terá capacidade instalada para o dobro. A meta para 2013, segundo ele, é colocar nos vagões da ALL 100% do que foi importado em 2012 por Paranaguá. Cada caminhão leva 35 mil litros de combustíveis e, em cada vagão, cabem 55 mil litros. Uma composição de trem tem em média 60 vagões e, em uma viagem, pode levar o que caberia em 95 caminhões, explica.
O executivo conta que o terminal portuário da Cattalini tem capacidade estática para 380 milhões de litros e a negociação da parceria foi rápida, concluída em menos de dois meses. A ALL já transporta diesel e gasolina para o interior do Paraná a partir da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Hoje a área de combustíveis representa de 10% a 15% das receitas da ALL.
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