A Anglo American anunciou na última sexta-feira (04/01) a venda de sua participação de 70% nas operações de minério de ferro no estado do Amapá, o que inclui a Estrada de Ferro Amapá. A compra foi feita pela Zamin Ferrous. Os termos da transação são confidenciais e estão sujeitos a aprovação regulatória.
Em comunicado, a empresa informou que não tinha interesse nas operações no Amapá, a longo prazo. Em Julho 2012, já havia anunciado a transferência da responsabilidade pelas operações no estado para outra indústria de negócios e mineração e declarou que estava estudando a possibilidade de comercializar sua participação. A transação deverá ser completada em 2013.
Apesar do anuncio da venda, a Anglo American informou que o desempenho operacional do sistema Amapá tem melhorado desde a aquisição em 2008, aumentando a produção de 1,2 milhões de toneladas em naquele ano para 4,8 milhões de toneladas em 2011.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Zamin Ferrous é um grupo de mineração internacional que atua no Brasil desde 2005. A empresa é dona da Zamapá Mineração, uma instalação de processamento no estado do Amapá, com um total de 2.000 empregados, que tem a previsão de produzir 1,55 milhões de toneladas de minério de ferro em 2013. É também dona de 50% da Susa Mineração, localizada no estado do Rio de Janeiro.
Seja o primeiro a comentar