Já está em operação um pátio de cruzamento de 23 quilômetros entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no Maranhão, da Estrada de Ferro Carajás. A obra faz parte do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e foi finalizada em janeiro. Com a conclusão desta etapa, a operação passou a contar com o pátio de cruzamento que permite o estacionamento de até seis trens de minério. Durante a construção, foi utilizado o New Track Construction, equipamento com operação mecanizada, que é capaz de construir até 1.500 metros de linha ferroviária por dia.
O projeto de Expansão da Estrada de Ferro Carajás faz parte do programa Capacitação Logística Norte (CLN), que tem como objetivo aumentar a capacidade de transporte do Sistema Norte para atender ao volume de minério que será produzido no Pará, a partir de 2015.
Além da Expansão da EFC, o programa é composto pela construção de um ramal ferroviário, que ligará a mina do Projeto Ferro Carajás S11D à Estrada de Ferro Carajás, pelas expansões do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira e do Terminal Portuário de Ponta da Madeira e pela construção do Píer IV.
Com a expansão, a capacidade do Sistema Norte passará dos atuais 130 milhões de toneladas por ano para 230 milhões de toneladas por ano.
Clique no link abaixo e entenda como funcionará o trecho após duplicação:
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Documents/tremefc/index.html
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