Edital de licitação do metrô de BH deve sair em breve

A licitação para o tão esperado metrô da capital mineira, anunciado oficialmente pela presidente Dilma Rousseff em 2012, enfim deverá ser lançada. De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, os serviços de geotecnia e sondagem das obras de expansão do sistema de transporte serão concluídos neste mês e a próxima etapa será a publicação do edital de concorrência para a elaboração do Projeto de Engenharia, que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.


A expansão do metrô de Belo Horizonte é aguardada há décadas pela população. Atualmente, uma única linha está em operação, entre o Eldorado (Contagem) e Venda Nova (região Norte da Capital). O trecho tem 19 estações e 28 quilômetros de extensão.


Conforme o secretário, o processo realmente é demorado, em função da grande complexidade. Porém, ele ressalta que o primeiro passo para o desengavetamento do projeto foi dado no ano passado, com o início dos trabalhos de sondagem. “Finalizando esta etapa, será possível lançar a licitação para o projeto, e posteriormente publicar o edital para definição da empresa que realizará as obras e, depois, dar início às mesmas. Esse período como um todo vai de quatro a seis anos e, por isso, não se trata de um projeto para a Copa do Mundo”, diz.


De acordo com Melles, apesar de o governo federal alegar que o início da concorrência para implantação do metrô só depende da publicação do edital por parte do governo de Minas, a morosidade no andamento do processo diz respeito aos recursos a serem liberados pela União.


“Todo problema ainda existente é do governo federal. Nós estamos antecipando e assumindo como parceiros e fazendo o possível para adiantar o processo, mas em determinado ponto ficamos reféns. Para se ter uma ideia, só agora foram liberados R$ 60 milhões para a sondagem, que teve início em setembro. Foi preciso que o governo do Estado começasse as obras sem que os recursos chegassem para que houvesse o andamento do processo”, explica.


Projeto


O projeto do metrô na Capital está orçado em R$ 3,05 bilhões e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade do governo federal. Do total a ser investido na obra, a União participará com R$ 1 bilhão e o governo do Estado com aproximadamente R$ 750 milhões via financiamento. O restante, R$ 1,3 bilhão, será assumido pelas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e pela empresa a ser contratada, através de concorrência na modalidade parceria público-privada (PPP).


De forma geral, a expansão e a modernização do sistema de transporte na capital mineira inclui intervenções nas linhas 1 (Eldorado-Vilarinho), o término da construção e implantação da linha 2 (Calafate-Barreiro) e a construção e implantação da linha 3 (Lagoinha-Savassi). Com os trabalhos, a capacidade de atendimento do metrô passará dos atuais 200 mil passageiros por dia para cerca de 800 mil usuários/dia.


Sondagens


Os serviços de geotecnia e sondagem das obras do metrô tiveram início em setembro do ano passado, pelo centro da Capital, com o objetivo de subsidiar os projetos de engenharia com informações sobre o subsolo dos locais onde passarão as linhas do metrô.


Por meio de perfurações, a Progeo Engenharia Ltda, empresa que venceu a licitação para realizar as intervenções, obteve amostras de solos, rochas e outras informações geofísicas relevantes para o projeto, como a resistência das camadas de solo e o nível d’água subterrâneo. Já a profundidade dos furos ocorreu de acordo com o perfil do túnel a escavado, variando de 30 a 35 metros de profundidade. Ao final deste mês terão sido realizadas 180 perfurações em Belo Horizonte.

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