A ANTT deverá lançar somente ao longo de 2014 a licitação de mais dois trechos do Programa de Investimentos em Logística (PIL): Anápolis-Panorama-Dourados e Campinorte- Lucas do Rio Verde. Ainda não existe uma data prevista para o lançamento dos editais desses novos trechos. A informação foi dada pelo superintendente de Infraestrutura de Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Jean Mafra dos Reis, durante uma palestra na Intermodal, em São Paulo.
“A questão logística está caótica, tanto no porto de Santos quanto em Paranaguá”, assim Jean Mafra dos Reis iniciou sua palestra durante o Intermodal 2013. Reis afirmou que o Programa de Investimentos em Logística não resolverá o problema instantaneamente, mas acabará gradativamente com gargalos, hoje, existentes no escoamento da produção brasileira. Ele também falou sobre o pacote de concessões ferroviárias que conta com 12 trechos, com investimento total previsto em R$ 91 bilhões. O edital do primeiro trecho entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA) já foi publicado e o leilão está previsto para o segundo semestre deste ano.
Outro ponto citado foi o tempo mínimo que os vencedores das concessões de ferrovias fiquem na sociedade escolhida para investir nos trechos licitados. O governo exigirá que esse tempo seja de três anos, evitando que as empresas se omitam dos compromissos que assumirem ao vencer a licitação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar