Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa já se encontram em fase de montagem no Ceará. Foi o que constatou o engenheiro e Coordenador de Manutenção da CBTU em João Pessoa, Francisco Hércules de Oliveira, em visita técnica realizada no final deste mês às instalações da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., em Barbalha. De acordo com o contrato firmado entre a Companhia e a empresa vencedora da licitação o primeiro VLT deverá chegar à capital paraibana em maio de 2014.
De acordo com Francisco Hércules, a CBTU já repassou cerca de R$ 8 milhões à empresa Bom Sinal, que já está imprimindo um ritmo acelerado na fabricação dos novos trens que irão circular em João Pessoa (PB) e Natal (RN). Ao todo, oito VLTs foram adquiridos para a capital paraibana e 12 para a potiguar.
Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, esse acompanhamento à fabricação dos VLTs será permanente para a Companhia ter noção do está sendo feito. “É uma forma de fiscalizar o contrato firmado com a Bom Sinal para que tudo saia dentro do previsto na licitação e a gente possa averiguar os avanços na montagem do trem que vai mudar a cara do transporte na Região Metropolitana de João Pessoa. A gente quer assegurar a mobilidade e acessibilidade das pessoas com trens modernos e confortáveis”, afirma.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O VLT de João Pessoa será um trem moderno, rápido, com capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem, possui ar condicionado total, duas cabines de comando permitindo operar em monovia, baixo potencial poluidor e baixo consumo de biodiesel e tem facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes (ônibus, Vans e Metros), além de atende às normas internacionais de veículos ferroviários.
Seja o primeiro a comentar