O passeio turístico do bondinho que liga Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira em São Paulo, foi reaberto nesta quinta-feira (30) após ficar seis meses suspenso por conta do acidente com a automotriz que matou três e feriu 41 pessoas, em novembro de 2012. O percurso reativado tem cerca de 19 quilômetros e termina dois quilômetros antes do trecho em que aconteceu o descarrilamento.
O trajeto mais extenso, que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, segue suspenso pela CPTM. “Temos feito um esforço grande de renovação da grade permanente. A manutenção é feita sempre, estamos dando mais destaque à modernização das linhas. O trecho completo ainda aguarda a conclusão do inquérito da Polícia Civil. Enquanto não for concluído, vamos manter interditado o trecho.”, explicou Ayrton Camargo, diretor presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ).
O passeio vai operar de quinta a domingo, com duas saídas diárias a partir de Campos do Jordão, às 10h e às 14h. O passeio tem duração aproximada de 2h30 e custa R$ 40. Entre os meses de junho e agosto de 2012, mais de 14,4 mil passageiros foram transportados pelo bondinho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A advogada Edilene Barreto veio de Salvador (BA) para aproveitar o passeio. “Foi muito lindo e aconchegante. É um passeio imperdível para quem visita a cidade. Ficamos no feriado só para o passeio. Foi bastante tranquilo”, disse após chegar na estação Eugênio Lefévre, em Santo Antônio do Pinhal. Os demais trechos operados pela EFCJ circulam normalmente entre Pinda-Piracuama, Emílio Ribas-Portal e Emílio-Ribas-Abernéssia, os dois últimos em Campos do Jordão.
O secretário de Turismo de Campos do Jordão, Milton Longobardi, comemorou o retorno do bondinho e disse que todos os turistas devem aproveitar o passeio. “Esse passeio fez muita falta para a cidade. É uma paisagem belíssima e que faz parte do nosso roteiro turístico. Os vagões foram reformulados, as linhas repaginadas e o passeio é feito com total segurança”, afirmou.
Acidente
Uma sindicância feita pela EFCJ e concluída em fevereiro concluiu que houve imprudência e imperícia do motorneiro na condução da automotriz, que descarrilou no dia 3 de novembro de 2012 e bateu contra um barranco em Santo Antônio do Pinhal.
O documento aponta que o condutor trafegou no percurso de descida da serra em desacordo com os procedimentos operacionais da empresa. O funcionário contesta. O inquérito instaurado pela Polícia Civil ainda não foi concluído.
Seja o primeiro a comentar