O secretário extraordinário da Copa no estado, Ricardo Leitão, fez um rápido balanço do segundo e último evento-teste da Arena Pernambuco, na noite desta quarta-feira, no empate entre Náutico e Sporting. Na ampla sala de coletivas, o secretário destacou a necessidade de melhorar a atuação do Parqtel, o estacionamento privado com duas mil vagas próximo ao TIP, que contou com ônibus circulares para a arena. Mas o principal ponto em questão era além do estádio, sobre o funcionamento do transporte através do metrô, uma vez que cerca de 20 mil dos quase 27 mil presentes usaram a rede do Metrorec. Uma equipe do Superesportes percorreu o caminho nos trens e registrou até duas horas para chegar o estádio, num traslado previsto para durar uma hora.
“Precisamos melhorar a frequência dos trens do metrô, para que a chegada seja cada vez mais efetiva. Não temos a prática de chegar de metrô. Foi a primeira vez que um percentual expressivo do público chegou ao jogo assim. Queremos que isso aconteça cada vez mais. Para isso, teremos que melhorar a frequência interna da estação (Cosme e Damião, inaugurada nesta quarta). Vamos buscar ajustes para a Copa das Confederações”.
Questionado mais uma vez sobre o esquema de mobilidade, Leitão afirmou que o torcedor também terá que adequar seu horário para os jogos. “O torcedor não poderá sair de casa faltando meia hora. Precisa se programar, sair mais cedo, evitar problemas. O problema da mobilidade do Recife não será resolvido com as obras da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Vai ajudar. Mas a sociedade precisa conviver com a realidade. Há, sim, um grande esforço para conectar a arena ao sistema de transporte do estado. Há um indicativo de que é melhor chegar de metrô e precisamos melhorar isso”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Fifa – Também participou da coletiva, com a presença de profissionais da imprensa de todo o país, o representante da Fifa e do COL na operação de arenas, Tiago Paes, que listou o teste no mesmo nível das arenas anteriores. “Vemos tudo, mas também apenas questões internas, que nem aparecem para a imprensa, como, por exemplo, o funcionamento do rádio dos funcionários, dentro e fora da arena. Precisamos melhorar o fluxo. São coisas pequenas e pontuais que precisarão ser melhoradas. A abertura da Arena Pernambuco não deve nada às demais arenas inauguradas no Brasil. Num primeiro jogo não existe a expectativa de que tudo funcione perfeitamente. Queremos, sim, que esteja azeitado. O Castelão, dois meses depois, está em ordem”, comentou.
Seja o primeiro a comentar