A Copersucar, a maior trading de açúcar e etanol do mundo, inaugurou ontem a ampliação do seu terminal de açúcar (TAC) no porto de Santos (SP). Os investimentos totalizaram R$ 125 milhões e integram o programa de expansão logística da companhia, que deve significar R$ 2 bilhões em aportes entre 2008/09 e 2015/16.
Com a ampliação do TAC, que teve sua capacidade de embarque de açúcar duplicada para 10 milhões de toneladas por ano, a Copersucar acumula investimentos já realizados de R$ 400 milhões em logística desde a temporada 2008/09.
Na atual safra, a 2013/14, a companhia prevê elevar em 20%, para 9 milhões de toneladas, seu volume movimentado total de açúcar, das quais 7 milhões deverão ser exportadas. “A previsão é que nesta safra sejam embarcadas 7,5 milhões de toneladas pelo TAC”, afirma o presidente do conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.
Do montante total investido em logística pela empresa de 2008/09 até agora, em torno de R$ 200 milhões foram para o projeto do etanolduto, via Logum Logística – companhia criada para construir e operar um sistema logístico para transportar etanol, da qual a Copersucar é sócia com fatia de 24% (20% de participação direta e 4% indireta, via Uniduto Logística).
Pogetti informa que o primeiro trecho do etanolduto, ligando as cidades paulistas de Ribeirão Preto e Paulínia, será inaugurado no dia 17 deste mês, após investimentos totais de R$ 800 milhões feitos pela Logum, com recursos de todos os seus acionistas – Camargo Corrêa, Raízen, Odebrecht Transport, Petrobras e Uniduto Logística, além da Copersucar.
Nos primeiros seis meses, explica o presidente da companhia, Paulo Roberto de Souza, o etanolduto vai operar apenas com o transporte de álcool hidratado, que é usado diretamente no motor dos veículos, até ‘estabilizar’ a operação. Depois dessa fase, diz Souza, começa a operação também com o anidro, que é misturado à gasolina.
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