Os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegariam em agosto em Cuiabá, ainda nem saíram da Espanha, local onde foram fabricados. Com o cronograma atrasado, a previsão agora é que os primeiros dos 40 vagões devem estar na capital a partir do mês de outubro.
O tempo de viagem é estimado entre 60 a 90 dias. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o secretário Maurício Guimarães estará na Espanha na primeira semana de agosto para finalizar a liberação dos vagões do VLT. Ao invés de dois, agora serão despachados dez de uma única vez, segundo a assessoria.
O atraso no despacho dos carros é justificado pelas mudanças no cronograma do projeto. Já o translado de dez trens, ao invés de 2, é visto como uma redução de gastos no valor do frete. Em maio deste ano, a Secopa anunciou que os dois primeiros vagões do VLT estavam prontos para serem testados na Espanha. A previsão era de que após o parecer final de um dos técnicos da Secretaria, os carros poderiam ser enviados para Cuiabá, com prazo de chegada estipulado para o mês de agosto.
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Na época o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, explicou que a vistoria técnica estava prevista no contrato e que tinha como objetivo a “certificação do material rodante, bem como a aplicação dos planos de qualidade”.
Pelo cronograma inicial, depois da conclusão destes dois carros, três ficariam prontos em junho, quatro em julho e outros quatro em agosto. Para setembro estavam previstos seis, outubro outros oito, novembro mais seis e quatro em dezembro. Em janeiro de 2014, os 3 últimos seriam concluídos. Assim que chegarem em Cuiabá, os vagões devem seguir para o pátio do estacionamento dos VLTs, localizado em Várzea Grande.
Durante apresentação do projeto em março, o engenheiro civil e gerente do Contrato do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini Lima, havia afirmado que apesar de desafiadores, os prazos para implantação do modal na capital eram possíveis. No projeto do VLT estão inclusos ainda, além da instalação dos 40 carros, composto por 7 módulos, a construção das chamadas obras de arte, 33 estações e 3 terminais de integração. O modal deverá ter 22,2 km de extensão ligando Cuiabá a Várzea Grande.
OUTRO LADO – Em nota, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande afirma que o embarque das dez unidades está dentro do cronograma apresentado à Secopa. De acordo com a empresa, o prazo era início de outubro. Quanto aos embarques dos outros 30 veículos, serão feitos de forma que todos estejam na Capital e em Várzea Grande até abril de 2014, um mês após a conclusão das obras.
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