A Bombardier Transportation anunciou nesta quarta-feira (24/07) que fornecerá 96 trens Movia para o metrô de Estocolmo, capital da Suécia. O valor do contrato é de 771 milhões de dólares. De acordo com a empresa, o contrato também inclui a opção de fornecimento adicional de 80 veículos.
O modelo dos trens do metrô da capital sueca será o Movia C30 que está em operação algumas cidades como Nova Iorque, Londres e Cingapura. Os trens têm quatro carros e são equipados com cabines de condutor, nas extremidades dianteira e traseira, e sistema de condução automática, podendo operar com ou sem condutor.
A nova frota circulará pela Linha Vermelha, que conecta os subúrbios Nordeste e Sudoeste ao Centro da cidade. As entregas estão programadas para começar em novembro de 2016, e a previsão é que entrem em operação a partir do início de 2017.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No Brasil, a Bombardier está fornecendo 54 monotrilhos para a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo. Os trens estão sendo fabricados na unidade da empresa em Hortolândia, no interior de São Paulo. O primeiro carro já está pronto e passa por testes na unidade da empresa em Kingston, no Canadá.
Seja o primeiro a comentar