Empresas pedem 75% de desconto no custo da energia

Para responder à pressão popular por melhorias no transporte público no país, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) pediu ontem ao governo federal desconto de 75% no custo da energia elétrica das empresas operadoras de trens e metrôs. Caso seja concedida, a redução geraria economia média de R$ 30 milhões por ano no setor, valor que a associação promete investir na estrutura do transporte no país.


De acordo com o presidente da associação, Joubert Fortes Flores Filho, que ontem entregou a demanda ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o desconto de 75% na tarifa era aplicado no setor até a década de 80, mas acabou sendo “esquecido” pelo governo nos últimos anos.


“Os serviços públicos têm esse desconto na energia, mas a gente não. Se há cobrança por melhorias no serviço, nós temos que ser ajudados de alguma forma para que isso aconteça. Esse desconto seria uma forma de o governo federal responder a essa pressão popular”, argumenta Fortes.


Hoje, segundo ele, entre 20% e 25% do custo das empresas de transporte é usado para arcar com energia, despesa que só é superada por pessoal (50%). Segundo Joubert Fortes, com os recursos a mais para o setor seria possível modernizar o sistema do transporte, com a compra de novos trens e a melhoria das estações, como acessibilidade e conforto para passageiros.


Para regular a aplicação integral desses recursos, a ANPTrilhos sugere a criação de um fundo restrito a esses investimentos, controlado pelo governo federal.


Controle. A ANPTrilhos representa todas as empresas operadoras de trens e metrôs do país, incluindo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que atua em Belo Horizonte. Segundo relatório da gestão 2011/2012, a receita total do metrô da capital mineira, onde a média diária de passageiros é de 210 mil, foi de R$ 87,8 milhões.


Para o engenheiro de Transportes e Trânsito da Fumec Márcio Aguiar, trens e metrôs carecem de investimentos. “Os vagões são antigos e desconfortáveis, as estações são ruins. É preciso também ampliar a capacidade das linhas existentes”, afirma. “Sobre os descontos na energia, a tarifa como está hoje já não cobre as despesas desse transporte. Caso o governo arcasse com esse novo subsídio às empresas, ficaria mais caro para ele”, diz.


Entenda


O que compõe a tarifa dos transportes sobre trilhos hoje no país:


50%: mão de obra


25%: energia elétrica


10%: manutenção


O que os operadores de trens e metrôs pedem: Desconto de até 75% nos custos com energia elétrica, o que geraria economia média de R$ 30 milhões por ano, segundo a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.


Parcela da energia elétrica que trens e metrôs utilizam: 0,4% do consumo de energia disponível.


Como era antes: Até os anos 80, as operadoras de trens e metrôs tinham desconto de 75% em energia.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0