Governo quer garantir competitividade à empresa nacional

Há uma lacuna entre a capacidade de produção e o que resulta em oferta concreta da indústria nacional para atender a demanda do setor ferroviário brasileiro. A estratégia do governo para mudar essa realidade é garantir a “previsibilidade das regras do jogo”, a fim de atrair investimentos, e dar condições de competitividade às empresas nacionais. A avaliação é da secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, que abriu nesta terça-feira o “Seminário Ferrovias – Mobilidade Urbana, Transporte de Cargas e Indústria”, em Brasília.


“É preciso oferecer instrumentos para a indústria nacional ter melhores condições de competitividade e atrair investimentos quando eles ainda não estiverem disponíveis no Brasil. Também é necessário apoiar parcerias entre indústrias instaladas ou não no país que estejam dispostas a transferir tecnologias e fazer parcerias tecnológicas”, destacou.


Heloisa ainda disse que há grandes oportunidades para o setor de ferrovias e citou medidas que vem sendo utilizadas pelo Estado, no âmbito do Plano Brasil Maior, para impulsionar a indústria nacional, como as compras públicas diretas e o uso de margens de preferência para produtos nacionais. “São dois caminhos que podem ser utilizados para o aumento da demanda pública”, disse.


Parte dessa demanda diz respeito ao Programa de Investimentos em Logística, que prevê a aplicação R$ 91 bilhões na construção e modernização de 10 mil quilômetros de linhas férreas. Com o apoio do governo para melhorar as condições de competitividade das indústrias do segmento, a secretária da SDP disse esperar que as empresas nacionais de bens e de serviços participem e sejam bem-sucedidas nas licitações previstas. “Espero que vocês, empresários, participem e vençam as licitações”, sublinhou.


Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, os investimentos que serão feitos pelo Governo Federal e os projetos de concessão são uma oportunidade de o Brasil ganhar maturidade em infraestrutura.  “O Plano Brasil Maior prioriza uma convergência de esforços entre vários órgãos governamentais, como MDIC, Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos, por exemplo, que fortalece o empreendedorismo dos operadores de serviços logísticos”, frisou.


Um dos destaques na área, segundo o secretário, é a etiqueta inteligente, que abrange vantagens como combate a roubo, pirataria, além do controle de cargas. A etiqueta também permite o controle em tempo real da localização de mercadorias, desde a fábrica, passando por transporte, validade e composição alimentar, até que elas cheguem às mãos dos clientes. Humberto Ribeiro destacou ainda o Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil, que vão além da infraestrutura logística, e podem atrair o interesse de grandes fundos de investimentos estrangeiros.


Leia também:


Diretor da SDP vê renascimento da indústria ferroviária

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: MDIC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*