‘Inaugurada’ em 2010, Norte-Sul só funcionará em 2014

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, disse nesta sexta-feira (5), que os 2 trechos da Ferrovia Norte-Sul que atualmente estão sendo construídos pelo governo serão concedidos à iniciativa privada e só vão operar após a assinatura dos contratos de concessão. A previsão é que isso ocorra apenas em 2014.


Os trechos em construção pelo poder público são de Palmas (TO) a Anápolis (GO), com 862 quilômetros, e de Anápolis (GO) a Estrela d’Oeste (SP), com 682 quilômetros.


Segundo o ministro, as obras do primeiro trecho vão estar concluídas até abril de 2014 e o trecho seguinte até 2015. Hoje, a Ferrovia Norte-Sul opera um pequeno trecho de 720 quilômetros entre Palmas (TO) e Açailândia (MA). Esse trecho começou a ser construído na década de 1980. O trecho após Palmas teve a construção iniciada em 2007.


Trecho Palmas a Anápolis foi inaugurado no governo Lula


Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “inaugurou” o trecho de Palmas a Anápolis. No ano seguinte, a presidente Dilma Rousseff visitou a obra e disse que ela estaria funcionando até setembro de 2012, o que também não ocorreu.


A Norte-Sul de Palma a Anápolis jamais funcionou porque faltam obras essenciais. Há construções que já estão se deteriorando. Segundo o ministro, 90% dessas obras da Norte-Sul ficaram prontas e faltam apenas obras complementares. Os complementos, contudo, não serão mais feitos pelo poder público.


O governo vai conceder esse trecho da Norte-Sul junto com uma outra ferrovia nova, que vai ligar Uruaçu (GO) a Lucas do Rio Verde (MT).


O mesmo modelo será usado com o trecho da Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Estrela d’Oeste (SP) que está com a construção atrasada, com apenas 40% das obras realizadas. Ele será concedido junto com uma nova ferrovia que vai ligar Estrela d’Oeste (SP) a Maracaju (MS).


A previsão do ministro Borges é que os editais dessas duas concessões estejam publicados até setembro e a licitação ocorra em outubro de 2013.


Segundo o ministro, a construção dos novos trechos podem demorar até cinco anos. Mas o que já está pronto poderá ser operado pelos vencedores das concessões assim que assinarem o contrato.


Programa de Concessões


Segundo o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, a intenção do governo é que os editais de todos trechos ferroviários que fazem parte do programa de concessões estejam publicados até o fim do ano.


A previsão era ter 12 novos trechos ferroviários no pacote que somavam 10 mil quilômetros de estradas de ferro. O valor previsto das obras era de R$ 56 bilhões. Figueiredo revelou que o governo decidiu incluir mais mil quilômetros de ferrovia no pacote, num trecho que ligará as cidades de Feira de Santana (BA) a Parnamirim (PE).


Segundo ele, o governo ainda vai decidir se fará novas junções de trechos ferroviários incluídos no pacote para levá-los à leilão ou se concede cada um separadamente.


Segundo Figueiredo, os problemas econômicos enfrentados pelo país no últimos meses não levaram a uma redução do apetite dos investidores.


“Não percebemos mudança no ânimo dos investidores com relação ao programa de concessões. Pelo contrário”, disse Figueiredo.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*