Foi assinado na sexta-feira, dia 26 de julho, um Termo de Cooperação Técnica entre a MRS Logística e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana, para o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a criação do ferroanel para a região metropolitana de Belo Horizonte.
O diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Gustavo Horta Palhares, explicou que o estudo, realizado pela MRS Logística, definirá os detalhes técnicos do Ferroanel. O governo ainda não sabe quanto o empreendimento custará, qual traçado terá ou por quais municípios passará, a estimativa do diretor é que a extensão da construção esteja entre 120 km e 130 km.
Pelo termo, compete à MRS o desenvolvimento, por meios próprios ou pela contratação de terceiros, de um estudo de viabilidade técnica para o ferroanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que será dividido em quatro grandes fases: Levantamento de dados e Diagnóstico, Análise de Demanda, Estudo de Traçado e Análise Socioeconômica e Ambiental. Este estudo tem previsão de duração de um ano, e após sua realização serão iniciados os esforços para captação de recursos para sua execução, de acordo com as definições técnicas estabelecidas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciou também que o edital para a contratação das empresas que irão gerenciar o programa Trem será lançado até o início do ano que vem.
Seja o primeiro a comentar