Na próxima segunda-feira (29/07) será iniciada a operação da nova estação da CPTM, São Miguel, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). A estação contou com um investimento de R$ 45,9 milhões. De acordo com a CPTM, cerca de 14 mil usuários/dia útil embarcam em São Miguel.
A Companhia informa que durante a primeira semana a operação será compartilhada com a antiga estação, que continuará atendendo os usuários dos trens sentido Calmon Viana, na via 2, para embarque e desembarque. As composições sentido Brás, na via 1, prestarão serviço na nova unidade. Essa operação compartilhada é necessária para possibilitar a execução de obras de interligação das novas vias permanentes com as antigas, sem a interrupção da prestação do serviço.
A Linha 12-Safira tem 38,8 km de extensão e atende três municípios: São Paulo, Itaquaquecetuba e Poá. Atualmente, cerca de 220 mil usuários utilizam a linha nos dias úteis. A Linha 12 está sendo modernizada. As obras contemplam a capacitação da infraestrutura e abrangem a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos). Nos últimos anos, seis estações da Linha 12-Safira passaram por obras: cinco novas estações: USP Leste; Jardim Helena-Vila Mara; Jardim Romano; Comendador Ermelino e Itaim Paulista; e uma modernizada: Calmon Viana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar