Obra do VLT Cuiabá vai preservar a Ponte de Ferro

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) descartou a possibilidade de remoção da Ponte de Ferro da região do Coxipó – ação antes prevista para no projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital.


A ponte, que faz a ligação entre Cuiabá e o distrito do Coxipó, está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa.


Tombada como patrimônio histórico estadual em 20 de julho de 1984, a ponte centenária contribui para o índice zero de acidentes com vítimas na região.
Em reunião realizada em 16 de julho com a Secretaria de Estado de Cultura (Sec), a Secopa alegou que a ponte continuará no local como legado cultural de Mato Grosso. Segundo o assessor especial da pasta, Múcio Ribas, a hipótese de remoção já está descartada.


“Tem uma parte que realmente precisamos rever para consolidar o legado da cultura também”, disse.


Segundo o historiador e assessor da Secretaria de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o patrimônio histórico do Estado será preservado apesar das obras de mobilidade urbana, como opção ao turista que quiser conhecer um pouco mais sobre a história do local.


“Portanto não se justifica a retirada da Ponte de Ferro em detrimento da construção de viadutos e trincheiras”, afirmou.


Hoje, Mato Grosso possui 95 monumentos e bens históricos tombados em seis cidades: Cuiabá (núcleo histórico do Porto), Cáceres, Acorizal, Poxoré, Poconé e Diamantino.


A Ponte de Ferro


Montada em 1896, a Ponte de Ferro foi considerada o símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da Capital, possibilitando a tão esperada ligação entre Cuiabá e a região Sul do Estado.


A história conta que a estrutura – de 54 metros de comprimento por 4,2 metros de largura – foi importada da França, sendo assentada sobre pilares de pedra canga, cimento e alvenaria, sendo a primeira do gênero a ser construída em Cuiabá.


Sua construção representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, facilitando a entrada na Capital de mercadorias, técnicos e imigrantes europeus.


A demolição da ponte já havia sido cogitada na década de 1980 para a construção de uma nova e moderna ponte.


Porém, devido ao esforço de autoridades, artistas e intelectuais da época, o Estado optou por preservar a estrutura, o que resultou em seu tombamento como patrimônio histórico pela Fundação Cultural de Mato Grosso, em 20 de julho de 1984 – mesmo ano em que ela foi desativada para o tráfego de veículos.


Em 1995, a ponte foi destruída e arrastada por uma enchente. Posteriormente foi restaurada e revitalizada pelo Governo do Estado, o que custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 300 mil.


Para a recuperação da estrutura, foi utilizado 90% do material original que estava retorcido após o incidente.


VLT


Com pouco mais de 34% das obras concluídas, as obras do VLT estão sendo executadas pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.


O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas principais avenidas da Capital e de Várzea Grande, entre elas a Fernando Corrêa da Costa, onde está situada a Ponte de Ferro.


Ao todo, o metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos. A Ponte de Ferro está situada no eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó.


Esse eixo terá 7,2 km, com um terminal de integração no Coxipó.


O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Esse trajeto contará ainda com dois terminais de integração (CPA e André Maggi).


Em toda a extensão do VLT, serão construídas 33 estações (22 no Eixo 1 e 11 no Eixo 2), bem como três terminais de integração e obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), necessárias para a implantação do modal.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*