O Governo Federal recebeu nesta segunda-feira (29) as propostas para elaboração do projeto de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia de Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango. A ferrovia deve ligar o Oeste e Leste de Santa Catarina e irá facilitar o transporte de diversos produtos.
Dez consórcios e uma empresa apresentaram as propostas para a criação da ferrovia. A Valec, empresa pública responsável pela execução de obras ferroviárias, vai analisar a documentação de habilitação de cada uma das concorrentes.
Após a análise de habilitação serão julgadas as propostas técnicas, e por último, o preço de cada proposta. O prazo de execução de todo processo deve durar três meses.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A então empresa vencedora da licitação vai elaborar estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, estudo este que definirá também opções de traçado e características específicas da ferrovia. O prazo para conclusão deste estudo é junho de 2015. Só então, após a entrega deste estudo, é que haverá uma nova licitação para decidir qual empresa executará as obras.
A Ferrovia do Frango, além de facilitar o transporte de produtos catarinenses e nacionais, vai permitir assim o escoamento da produção, desafogando as rodovias.
Seja o primeiro a comentar