As cinco obras sob suspeita de cartel

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 19 empresas desde o começo de julho. Sobre elas, pesa uma acusação comum: o envolvimento com um esquema de cartel em licitações ligadas às linhas de trem e metrô em São Paulo e Brasília.


O acordo entre as empresas teria vigorado entre 1998 e 2008. Entre elas, haveria gigantes do ramo – como a Siemens e a Bombardier. Segundo as regras do cartel, a firma que ganhava os contratos abria mão de partes das obras em favor das concorrentes.


Ontem, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) anunciou que uma equipe de 10 promotores vai investigar se houve envolvimento de funcionários públicos no esquema.


Tanto as investigações do MP-SP quanto do Cade correm em sigilo. Em nota, o último órgão revelou alguns dos contratos que estariam sob investigação. Com base em dados dos contratos obtidos pelo jornal Estado de São Paulo, chega a quase R$ 2 bilhões a soma em valores atualizados do dinheiro envolvido em apenas cinco das licitações possivelmente fraudadas.


São elas:
Construção da Linha 5 (fase 1) do metrô de São Paulo
Contrato: agosto de 2000
Valor total: R$ 404 milhões
Valor total atualizado: R$ 735 milhões


Concorrências para a manutenção de trens da CPTM
Contratos: entre 2001 e 2002
Valor total: R$ 275,6 milhões
Valor total atualizado: R$ 483,9 milhões


Modernização da Linha 12-Safira (Programa Boa Viagem)
Contrato: novembro de 2004
Valor total: R$ 276 milhões
Valor total atualizado: R$ 400,2 milhões


Extensão da Linha 2 do metrô de São Paulo
Contrato: maio de 2005
Valor total: R$ 143,6 milhões
Valor total atualizado: R$ 202,7 milhões


Manutenção do metrô do Distrito Federal
Contratos: maio de 2007
Valor total: R$ 77 milhões
Valor total atualizado: R$ 103 milhões

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