O grupo CCR, através da Companhia de Participações em Concessões (CPC), empresa do grupo para concessões, será o responsável pelo pagamento da manutenção dos trens e do trecho pronto de seis quilômetros do metrô de Salvador. Segundo o jornal A Tarde, da Bahia, o presidente da CCR, Renato Alves Vale, disse que o contrato de concessão do sistema de metrô de Salvador prevê que a empresa arque com os custos de reparos pelo tempo em que os trens e o trecho inicial de seis quilômetros permaneceu parado.
A homologação da CPC como vencedora da licitação foi publicada no Diário Oficial da Bahia na última quarta-feira (28/08). O contrato deve ser assinado em 30 dias. A empresa foi a única que apresentou proposta para PPP que engloba a construção, manutenção, material rodante e operação do metrô da capital baiana. A empresa vai receber R$ 127,6 milhões por ano como contrapartida do Estado para a implantação do metrô de Salvador.
Segundo o jornal A Tarde, o presidente da CCR esteve em Salvador na última quarta-feira com técnicos da empresa e do governo para a primeira reunião, após a vitória da licitação. Vale também se encontrou om o governador Jaques Wagner. Nós fizemos uma vistoria bastante detalhada para saber o quanto é que custa deixar tudo isso em ponto de bala. Está tudo em nossos custos. É responsabilidade nossa e vamos fazer. Tem coisas para fazer? É claro, disse ao jornal. Em relação aos custos do reparo , o executivo disse que somente serão divulgados após um levantamento mais cuidadoso.
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A construção do metrô baiano iniciou em 2000 e somente seis quilômetros entre a Lapa e o Acesso Norte foram construídos, mas nunca operados. Seis trens foram comprados do consórcio Mitsui/Hyndai Rotem e aguardam seu destino na estação Acesso Norte. Hoje, a cidade tem em operação os trens de subúrbio operados pela Companhia de Transporte de Salvador.
Durante o leilão da PPP, na semana passada, em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, explicou que o governo contratou o Metrô de Madrid, da Espanha, para fazer a inspeção e avaliação para definir se existe a necessidade de ajustes na obra dos seis primeiros quilômetros. Em relação aos trens, eles também passarão por inspeção, que será definida pelo vencedor da licitação.
O metrô de Salvador terá 22 estações, num traçado dividido em duas linhas: Linha 1 (17,6 km), chegando até Águas Claras / Cajazeiras, e Linha 2 (24,2km). Ao todo, o sistema de metrô de Salvador terá 55 TUEs, totalizando 220 carros. Seis trens já foram comprados, totalizando 24 carros, do consórcio Mitsui/Hyndai Rotem, na Coreia do Sul, em 2008. Os outros 196 TUEs que faltam serão comprados pelo consórcio vencedor da PPP, gradativamente, até as duas linhas ficarem prontas.
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