VLI investe em estaleiro de solda de trilhos

A VLI, empresa especializada em logística de carga geral, está investindo na modernização do seu estaleiro de solda de trilhos no município de Pedro Leopoldo (MG).  A companhia adquiriu novos equipamentos e está fazendo a substituição dos trilhos do estaleiro, estes serão mais robustos,  para que suportem trens com peso superior e melhorem a capacidade transporte.


No estaleiro de solda é feito o beneficiamento dos trilhos que a empresa importa da Ásia.  Foram investidos R$ 2 milhões em três tipos de equipamentos: uma viga balancim (que movimenta o trilho curto para entrar na linha de soldagem), uma mesa de transferência (que recebe mais de um trilho por vez para a abastecer a linha de soldagem) e 18 talhas, que são utilizadas para carregamento do trilho longo soldado. Com isso, segundo a VLi, a produção da unidade subiu de 19 mil toneladas de trilhos soldados, em 2011, para 22 mil toneladas, em 2012 – um acréscimo de 16%.


De acordo com o gerente de planejamento de via permanente e estaleiro de soldas, Cesar Toniolo, grande parte da tecnologia é nacional e a mesa de transferência é pioneira entre as concessionárias de ferrovias no Brasil. Segundo ele, outros R$ 2 milhões devem ser investidos na compra de equipamentos até 2014.


Os trilhos existentes na via estão sendo substituídos gradualmente pelos novos, que por serem mais robustos, aumentam a capacidade de transporte. “Os trilhos retirados são do tipo TR 45, que suportam um peso de 20 toneladas por eixo do vagão, e são trocados pelos do modelo TR 57, que permitem 25 toneladas por eixo. Portanto, a mudança garante vagões mais pesados, o que equivale a um aumento de 25% no volume transportado. Ao mesmo tempo, na troca são retirados trilhos com risco de fraturas, o que possibilita a diminuição de acidentes de trens”, explica o gerente do estaleiro.


Segundo o executivo, a substituição dos trilhos tem sido feita na FCA, entre as cidades de Araguari e Belo Horizonte, trajeto conhecido como rota do grão. Já foi realizada a troca dos trilhos em 70% do trecho e, em 2012, foi realizada a remodelação em 115 km da via.

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