A Vale alcançou recorde histórico de transporte e embarque de minério de ferro, pelotas e manganês em agosto deste ano. O volume transportado no período atingiu 26,6 milhões de toneladas, número superior ao recorde anterior alcançado em julho de 2011, que foi de 26,3 milhões de toneladas.
Já os embarques realizados nos portos da mineradora no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Maranhão, além dos que escoam a produção da empresa no Centro-Oeste do país, alcançaram 26,4 milhões de toneladas de produtos, superando as 25,8 milhões de toneladas embarcadas em dezembro de 2012.
Já no Sistema Norte, que abrange os estados do Pará e Maranhão, a movimentação de agosto alcançou 11 milhões de toneladas de minério de ferro nos viradores de vagões. O volume de embarque registrado no mesmo período foi de 10,5 milhões de toneladas. Para atingir a marca, a empresa, entre outros esforços, conseguiu descarregar em um único dia 42 lotes de minério, volume suficiente para carregar um navio Valemax com capacidade para 400 mil toneladas de minério. No ano passado, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, localizado na cidade de São Luís, registrou um embarque de 109,9 milhões de toneladas, dos quais 103,9 milhões de toneladas de minério de ferro e 5,9 milhões de toneladas de carga geral.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já no Sistema Sudeste, que envolve os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o volume de minério de ferro para exportação transportado pela Estrada de Ferro Vitória a Minas foi de 9,5 milhões de toneladas. O total embarcado pelo Porto de Tubarão, por sua vez, alcançou a marca de 9,1 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas. Porto mais eficiente do mundo em termos de giro de pátio (eficiência na movimentação de minério e pelotas nos pátios de estocagem), Tubarão, localizado em Vitória (ES), embarcou 123 milhões de toneladas somente no ano passado. Desse total, 106 milhões de toneladas corresponderam ao embarque de minério de ferro, enquanto 16,8 milhões de toneladas englobaram embarques de carga geral.
Seja o primeiro a comentar