Na tarde desta quarta-feira, a Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios (ADTrem) realizou uma palestra onde o diretor de projetos da EDLP, empresa que estrutura projetos ferroviários, Fernando Sanches, falou sobre um estudo da União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC) sobre construção e desenvolvimento de 17 estações de trem de passageiros em 12 países e como a construção dessas estações beneficiou as cidades.
Sanches diz que com o estudo é possível extrair boas práticas para construção de novas estações e estruturas a partir de erros e acertos das experiências observadas. “A estação central de Paris, um dos casos estudados, foi construída há mais de 150 anos. Por isso, não pensaram na época em um projeto que a integrasse com outras estações”, comentou. Para Sanches, um bom exemplo citado no estudo é Madri (Espanha) e Pequim (China), que possuem sistemas mais eficientes. “Em Madri, há bolsões de estacionamento em torno das estações que facilitam a vida dos usuários”, diz.
Além das estações Sanchez também mostrou um estudo com os efeitos de trens regionais e de alta velocidade, como o sistema de Tóquio-Nagano no Japão e Lyon-Part Dieu na França.
Seja o primeiro a comentar